Apoios sociais

Os apoios sociais disponibilizados pela ARDAD dependem do tipo de programa que o cliente esteja a frequentar. Para mais informações contacte-nos.

 

Bolsa de profissionalização – Destinada aos clientes que frequentam acções de formação. O valor da bolsa é calculado em função do abono de família e/ou dos rendimentos do agregado familiar.

 

Subsídio de refeição – Aplicável a todos os dias que decorram as actividades de formação, desde que tenham uma duração igual ou superior a três horas. O valor do subsídio é igual ao da função pública. Sempre que as actividades de formação decorram dentro da instituição, o subsídio de refeição é atribuído em espécie com o fornecimento de uma refeição. Para os formandos que usufruam de subsídio de alojamento poderá existir, a título excepcional, um segundo subsídio de refeição, mediante a apresentação da necessidade e respectiva autorização da entidade financiadora.

 

Subsídio de transporte – São elegíveis as despesas de transporte por motivo de frequência das acções de formação, em montante equivalente ao custo das viagens realizadas em transporte colectivo.

Nas situações de impossibilidade da utilização do transporte colectivo (não acessibilidade ou inexistência de transporte colectivo em horário compatível), é elegível um subsídio de transporte, até ao limite máximo mensal de 10% do valor do IAS, podendo, em casos excepcionais devidamente fundamentados e mediante autorização prévia da autoridade de gestão, ser autorizada a elegibilidade de um subsídio de transporte até ao limite máximo de 12,5%.

 

Subsídio de alojamento - Em situações excepcionais e devidamente fundamentadas, pode a autoridade de gestão, caso a caso, autorizar a concessão de um subsidio de alojamento até ao limite máximo de 30% do IAS, ou a atribuição de um segundo subsidio de refeição no valor igual ao definido para este tipo de subsídio, quando a localidade onde decorra a formação distar 50 Km ou mais da localidade de residência do formando ou quando não existir transporte colectivo compatível com o horário de formação.

 

Despesas de acolhimento - Poderão ser pagas as despesas com o acolhimento de filhos, menores e adultos dependentes a cargo dos formandos, até ao limite máximo mensal de 50% do IAS, quando os formandos provem necessitar de os confiar a terceiros por motivos de frequência da formação.

 

Seguro - Todos os clientes da ARDAD têm um seguro de acidentes pessoais.